quarta-feira, 29 de abril de 2015

Entendendo a Eutanásia


          A Eutanásia como é chamado, é o procedimento em que os médicos poem fim na vida de uma pessoa pelo fato dela se encontrar em um estado vegetativo, estado onde não conseguem fazer praticamente mais nada, apenas estão vivos e "vegetando" em cima de uma cama, se mantendo vivos muitas das vezes apenas por aparelhos.
          Há algumas formas de executar a Eutanásia sendo uma a eutanásia ativa que é quando os médicos injetam uma injeção letal na pessoa para que ela morra rapidamente sem sentir dor. Há também á eutanásia passiva onde a pessoa morre pelo fato dela não receber a dose certa dos medicamentos, não ser alimentado corretamente e também não recebendo tratamentos para ressuscitação como por exemplo sofrer uma parada cardíaca.
          Esse procedimento não é aceito ainda no Brasil e se por acaso algum médico vier a praticar isso ele será preso por cometer homicídio simples indicado no art. 121, onde pode chegar a pegar de 6 a 20 anos de prisão.
          Em alguns países a pratica da Eutanásia e liberada como na Holanda, onde foi liberada por lei em 2002 sendo assim o primeiro país a liberar o procedimento em que a família pode escolher matar o paciente que já não tem cura para sua doença e se encontra em um estado de depender de outras pessoas para se manter vivo. Depois da Holanda com 10 anos se passados foi a vez da Bélgica e Luxemburgo onde criaram um uma legislação para impedir a condenação dos médicos que executam a Eutanásia.
          Em alguns países que não liberaram a eutanásia há exemplos de pessoas que estavam no modo vegetativo e tiveram seus parentes lutando na justiça para que pudessem ter a pessoa que estava doente morta, como  por exemplo nos Estados Unidos onde uma mulher que entrou em coma profundo teve seu marido lutando na justiça para que pudesse ter sua morte e depois de muito tempo ele conseguiu ter a morte de sua esposa por supressão de comida onde ela passou 13 dias sem ser alimentada.
          Há muitas pessoas que acham que isso não e correto mas também a muitas pessoas a favor eu por exemplo sou completamente a favor da eutanásia pois a pessoa que está em um modo vegetativo está apenas sofrendo, pelo fato dela não poder se mexer, e estando apenas deitado em uma cama sem poder fazer nada acaba atrapalhando a vida de seus parentes, amigos pessoas que cuidam dela pois muitas das vezes as pessoas não podem sair para se divertir para ter que ficar cuidando dessa pessoa. Então a eutanásia deveria ser sim liberada e em todos os países, pois em todos os lugares há pessoas assim onde as vezes nem elas mesmo querem mais estar vivas.

Escrito por: Jonathan da S. Moreira Nº21 1ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário